Histórico

HISTÓRICO

A Escola Classe 317 de Samambaia foi inaugurada em 25 de abril de 1992, sua construção veio ao encontro da solicitação da comunidade local junto ao Governo Joaquim Roriz. Suas instalações foram pensadas e adaptadas para atender provisoriamente por 05 anos, permanecendo até hoje sua arquitetura original. Atendemos alunos da Educação Infantil ao 5º ano, além de Classe Especial. Sua capacidade física atual é de: 16 salas de aula, 01 secretaria, 01 laboratório de informática, 01 brinquedoteca, 06 banheiros, 01 cozinha, 01 direção, 02 depósitos, 01 sala de leitura, 01 sala de professores, 01 sala administrativa e coordenação, 01 quadra de esporte, 01 parque, 01 guarita, 01 estacionamento. Seu funcionamento se dá no diurno exclusivamente. Nosso quadro de funcionários é composto por: 25 professores efetivos, 07 professores de contrato temporário, 04 vigias, 06 servidores da limpeza (04 terceirizados), 03 merendeiras terceirizadas, 02 monitores (ANEE), 02 secretários (01 chefe + 01 auxiliar), 02 direção (diretora e vice), 01 supervisor administrativo, 01 psicopedagogo. Os gestores passaram pelo processo eleitoral da Gestão Democrática em 2013. Os professores sentem-se à vontade para compartilhar ideias e dificuldades nas reuniões coletivas. A direção está sempre presente na entrada e saída dos turnos. Há um entrosamento entre os gestores e respeito pelo trabalho um do outro.
A missão da EC 317 se objetiva na melhoria do processo ensino-aprendizagem, além de promover a cultura da participação e do comprometimento da comunidade escolar. O corpo docente considera que seu trabalho tem impacto significativo no futuro de seus alunos e que são responsáveis pelo aprendizado das crianças, mesmo enfrentando limitações sociais os alunos poderão ter uma vida melhor. A maioria dos professores considera o ensino ofertado de qualidade e reconhecem o IDEB e as demais avaliações externas como indicadores oficiais importantes para a verificação da qualidade do trabalho realizado e melhoria contínua de suas estratégias pedagógicas. Nosso histórico foi aprimorado baseando-se em pesquisas de campo, observações, encontros com a comunidade escolar nos Dias Letivos Temáticos, entrevistas e outras informações que vão surgindo. Diante dos relatos, nos foi cobrado um novo olhar junto à comunidade em que nossos alunos estão inseridos, já que se percebe a existência de algumas influências externas em nossa rotina. Desta forma, passamos a conhecer mais o que cercava nossos alunos. Como ameaças e fraquezas têm-se: A precariedade no trajeto de acesso a escola, insegurança, pontos de drogas na vizinhança, famílias carentes, pais ausentes e avós com a maior parte da responsabilidade na criação dos netos, índice alto de violência, falta de higiene nas ruas “lixos espalhados”, mato alto, presença de álcool e drogas em boa parte das famílias, muitos bares, maioria das genitoras são as provedoras financeiras, falta de casa própria muitos alunos moram de aluguel e oriundos de outros estados, refletindo na migração constante e nas dificuldades de aprendizagem demonstrado em sala de aula.
Como forças e oportunidades têm-se: a presença de entidades filantrópicas como: creches, centro esportivo, quadras de esporte, escolas, comércio, Unidade de Saúde, Unidade de Assistência Social, transporte público com paradas de ônibus próximas, asfalto nas ruas, igrejas, arborização e jardinagem ao redor da escola e muitos funcionários morando nas proximidades. Através destas informações estamos traçando com mais clareza o perfil de nossos alunos e as estratégias necessárias para o alcance das aprendizagens. O PPP da escola passa por reformulações constantes com vistas à adequação das necessidades dos educando, e temos como foco as práticas pedagógicas e o estabelecimento de metas, visando resultados. Utilizamo-nos do Currículo em Movimento como orientador das práticas pedagógicas, e na elaboração do Plano de Ensino por modalidade e ano. Tem-se a intenção de que cada ano tenha o mesmo método de ensino, ou seja, caminhem juntos, garantindo que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de aprendizagem.
O diferencial do professor está em gostar do que faz e ser comprometido com seu trabalho. O corpo docente participa dos cursos oferecidos tanto pelo PNAIC quanto pela EAPE. Ocorrem intervenções individuais quando necessárias para alunos e professores, tomando como base os conselhos de classe, estudos de caso e avaliações com apoio da Equipe Psicopedagógica. O PPP também sinaliza a preocupação com a qualificação dos professores e funcionários, garantido acesso à formação continuada externa e in loco com trocas de ideias e conhecimentos. A SEDF e a CRESAM vem participando junto à escola com treinamentos e fóruns objetivando atender as necessidades da instituição, além de oportunizar acesso às diversas atividades acadêmicas e aos recursos financeiros aplicados na escola. A participação dos coordenadores pedagógicos é de extrema importância no planejamento pedagógico que ocorre nos horários de coordenações. Os momentos de interação família-escola acontecem principalmente nas entradas e saídas, onde os pais levam e buscam seus filhos na sala de aula, além das reuniões periódicas, festas e eventos promovidos. Tem-se como meta a melhoria da participação dos pais de forma democrática, oportunizando a integração dos mesmos nos colegiados como: Conselho Escolar e Conselho de Segurança. Todos acreditam que o relacionamento com os pais é um aspecto importante a ser considerado pela direção como apoio ao trabalho desenvolvido pela escola. O Conselho Escolar é formado por pais, professores e funcionários eleitos pela comunidade escolar. Este conselho consta como estratégia para o alcance dos resultados do PPP com reuniões e debates junto à comunidade escolar e sua atuação dar-se-á de forma deliberada.
A escola possui ainda uma Horta Escolar com a finalidade de dar suporte aos trabalhos pedagógicos, envolvendo conceitos de uma alimentação saudável. O projeto de leitura e a sala de leitura estão presentes no planejamento diário do professor como suporte nas defasagens do eixo leitura enfatizando a leitura e a interpretação, ponto fraco apontado em nossas avaliações. Podemos citar alguns aspectos que devem ser priorizados para que o nível de aprendizagem dos alunos seja aprimorado: Recursos Pedagógicos, Relacionamento com pais e o papel da família na escola, a qualificação profissional, a organização do planejamento pedagógico, o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e ampliação dos espaços físicos.
A EC 317 conta com a parceria de entidades e voluntários que dão suporte à escola e aos familiares, promovendo a integração destes com cursos e assistência social aos finais de semana e como ponto de apoio à gestão temos o Projeto Acorde que desde 2014 vem orientando e direcionando a equipe gestora na atuação pedagógica por meio de consultoria. Contamos também com o apoio de diversos órgãos governamentais e não governamentais que sempre que solicitados buscam nos atender. Como percepção de oportunidades de melhorias, cita-se: O aumento do comprometimento de todos no processo de aprendizagem, amadurecimento do modelo de gestão, fortalecimento da coordenação pedagógica, o aprimoramento do planejamento pedagógico com a implementação deste e da gestão de resultados da aprendizagem, definição de um Plano de Ensino para a escola, entender o Currículo em Movimento e os direitos de aprendizagens do PNAIC em conteúdo por serie/ano, definição de metas com base em índices previamente definidos, maior aproveitamento da semana pedagógica para desenvolvimento do planejamento pedagógico, unificação do método de ensino, aprimoramento as práticas de sala de aula, implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem por meio de simulados e devolutivas ao professor, definição de estratégias para fortalecimento do vínculo dos pais com a escola e maior conhecimento da gestão de recursos.

Coordenação Regional de Ensino de Samambaia
Escola Classe 317 de Samambaia
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