A Escola Classe 317 de Samambaia foi
inaugurada em 25 de abril de 1992, sua construção veio ao encontro da solicitação da
comunidade local junto ao Governo Joaquim Roriz. Suas instalações foram
pensadas e adaptadas para atender provisoriamente por 05 anos, permanecendo até
hoje sua arquitetura original. Atendemos alunos da Educação Infantil ao 5º ano,
além de Classe Especial. Sua capacidade física atual é de: 16 salas de aula, 01
secretaria, 01 laboratório de informática, 01 brinquedoteca, 06 banheiros, 01 cozinha,
01 direção, 02 depósitos, 01 sala de leitura, 01 sala de professores, 01 sala
administrativa e coordenação, 01 quadra de esporte, 01 parque, 01 guarita, 01
estacionamento. Seu funcionamento se dá no diurno exclusivamente. Nosso quadro
de funcionários é composto por: 25 professores efetivos, 07 professores de
contrato temporário, 04 vigias, 06 servidores da limpeza (04 terceirizados), 03
merendeiras terceirizadas, 02 monitores (ANEE), 02 secretários (01 chefe + 01
auxiliar), 02 direção (diretora e vice), 01 supervisor administrativo, 01
psicopedagogo. Os gestores passaram pelo processo eleitoral da Gestão
Democrática em 2013. Os professores sentem-se à vontade para compartilhar
ideias e dificuldades nas reuniões coletivas. A direção está sempre presente na
entrada e saída dos turnos. Há um entrosamento entre os gestores e respeito
pelo trabalho um do outro.
A missão da EC 317 se objetiva na melhoria
do processo ensino-aprendizagem, além de promover a cultura da participação e
do comprometimento da comunidade escolar. O corpo docente considera que seu
trabalho tem impacto significativo no futuro de seus alunos e que são
responsáveis pelo aprendizado das crianças, mesmo enfrentando limitações
sociais os alunos poderão ter uma vida melhor. A maioria dos professores
considera o ensino ofertado de qualidade e reconhecem o IDEB e as demais
avaliações externas como indicadores oficiais importantes para a verificação da
qualidade do trabalho realizado e melhoria contínua de suas estratégias
pedagógicas. Nosso histórico foi aprimorado baseando-se em pesquisas de campo,
observações, encontros com a comunidade escolar nos Dias Letivos Temáticos,
entrevistas e outras informações que vão surgindo. Diante dos relatos, nos foi
cobrado um novo olhar junto à comunidade em que nossos alunos estão inseridos,
já que se percebe a existência de algumas influências externas em nossa rotina.
Desta forma, passamos a conhecer mais o que cercava nossos alunos. Como ameaças
e fraquezas têm-se: A precariedade no trajeto de acesso a escola, insegurança,
pontos de drogas na vizinhança, famílias carentes, pais ausentes e avós com a
maior parte da responsabilidade na criação dos netos, índice alto de violência,
falta de higiene nas ruas “lixos espalhados”, mato alto, presença de álcool e
drogas em boa parte das famílias, muitos bares, maioria das genitoras são as
provedoras financeiras, falta de casa própria muitos alunos moram de aluguel e
oriundos de outros estados, refletindo na migração constante e nas dificuldades
de aprendizagem demonstrado em sala de aula.
Como forças e oportunidades têm-se: a
presença de entidades filantrópicas como: creches, centro esportivo, quadras de
esporte, escolas, comércio, Unidade de Saúde, Unidade de Assistência Social,
transporte público com paradas de ônibus próximas, asfalto nas ruas, igrejas, arborização
e jardinagem ao redor da escola e muitos funcionários morando nas proximidades.
Através destas informações estamos traçando com mais clareza o perfil de nossos
alunos e as estratégias necessárias para o alcance das aprendizagens. O PPP da
escola passa por reformulações constantes com vistas à adequação das
necessidades dos educando, e temos como foco as práticas pedagógicas e o estabelecimento
de metas, visando resultados. Utilizamo-nos do Currículo em Movimento como
orientador das práticas pedagógicas, e na elaboração do Plano de Ensino por
modalidade e ano. Tem-se a intenção de que cada ano tenha o mesmo método de
ensino, ou seja, caminhem juntos, garantindo que todas as crianças tenham a
mesma oportunidade de aprendizagem.
O diferencial do professor está em
gostar do que faz e ser comprometido com seu trabalho. O corpo docente
participa dos cursos oferecidos tanto pelo PNAIC quanto pela EAPE. Ocorrem
intervenções individuais quando necessárias para alunos e professores, tomando
como base os conselhos de classe, estudos de caso e avaliações com apoio da
Equipe Psicopedagógica. O PPP também sinaliza a preocupação com a qualificação
dos professores e funcionários, garantido acesso à formação continuada externa
e in loco com trocas de ideias e
conhecimentos. A SEDF e a CRESAM vem participando junto à escola com
treinamentos e fóruns objetivando atender as necessidades da instituição, além
de oportunizar acesso às diversas atividades acadêmicas e aos recursos
financeiros aplicados na escola. A participação dos coordenadores pedagógicos é
de extrema importância no planejamento pedagógico que ocorre nos horários de
coordenações. Os momentos de interação família-escola acontecem principalmente
nas entradas e saídas, onde os pais levam e buscam seus filhos na sala de aula,
além das reuniões periódicas, festas e eventos promovidos. Tem-se como meta a
melhoria da participação dos pais de forma democrática, oportunizando a
integração dos mesmos nos colegiados como: Conselho Escolar e Conselho de
Segurança. Todos acreditam que o relacionamento com os pais é um aspecto
importante a ser considerado pela direção como apoio ao trabalho desenvolvido
pela escola. O Conselho Escolar é formado por pais, professores e funcionários
eleitos pela comunidade escolar. Este conselho consta como estratégia para o
alcance dos resultados do PPP com reuniões e debates junto à comunidade escolar
e sua atuação dar-se-á de forma deliberada.
A escola possui ainda uma Horta Escolar
com a finalidade de dar suporte aos trabalhos pedagógicos, envolvendo conceitos
de uma alimentação saudável. O projeto de leitura e a sala de leitura estão
presentes no planejamento diário do professor como suporte nas defasagens do
eixo leitura enfatizando a leitura e a interpretação, ponto fraco apontado em
nossas avaliações. Podemos citar alguns aspectos que devem ser priorizados para
que o nível de aprendizagem dos alunos seja aprimorado: Recursos Pedagógicos,
Relacionamento com pais e o papel da família na escola, a qualificação
profissional, a organização do planejamento pedagógico, o desenvolvimento de
novas metodologias de ensino e ampliação dos espaços físicos.
A EC 317 conta com a parceria de
entidades e voluntários que dão suporte à escola e aos familiares, promovendo a
integração destes com cursos e assistência social aos finais de semana e como
ponto de apoio à gestão temos o Projeto Acorde que desde 2014 vem orientando e
direcionando a equipe gestora na atuação pedagógica por meio de consultoria.
Contamos também com o apoio de diversos órgãos governamentais e não
governamentais que sempre que solicitados buscam nos atender. Como percepção de
oportunidades de melhorias, cita-se: O aumento do comprometimento de todos no
processo de aprendizagem, amadurecimento do modelo de gestão, fortalecimento da
coordenação pedagógica, o aprimoramento do planejamento pedagógico com a implementação
deste e da gestão de resultados da aprendizagem, definição de um Plano de
Ensino para a escola, entender o Currículo em Movimento e os direitos de
aprendizagens do PNAIC em conteúdo por serie/ano, definição de metas com base
em índices previamente definidos, maior aproveitamento da semana pedagógica
para desenvolvimento do planejamento pedagógico, unificação do método de
ensino, aprimoramento as práticas de sala de aula, implantação de um sistema de
avaliação de aprendizagem por meio de simulados e devolutivas ao professor,
definição de estratégias para fortalecimento do vínculo dos pais com a escola e
maior conhecimento da gestão de recursos.
Coordenação Regional de Ensino de Samambaia
Escola Classe 317 de Samambaia
QR 317 AE 03 Lote 11 - Samambaia Sul
Telefone: 39017747
CEP: 72307-800
INEP: 53009118
EMAIL: ec317desamambaia@gmail.com