quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto EAPE na Escola “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e na semestralidade”


Momentos de formação, crescimento, amadurecimento e grandes transformações nas mais diversas dimensões. Professores engajados fazem todo o diferencial num processo de construção de uma educação de qualidade.

Veja abaixo tanto o projeto EAPE na Escola como também de mais imagens de alguns dos momentos de formação que acontece na EC 317 em 2013.

Projeto EAPE na Escola


“Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e na semestralidade”

Não basta interpretar o mundo de maneiras diferentes. A questão é transformá-lo.
Karl Marx

A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação tem como função promover a formação continuada dos profissionais da Educação em consonância com as demandas da Rede Pública de Ensino do DF, contribuindo para a educação de qualidade social e a valorização profissional dos educadores.

O projeto de Educação da SEDF implementa políticas públicas e ações que buscam orientar e subsidiar o planejamento dos trabalhos pedagógicos de todas as instâncias educacionais.

Entre as diversas ações, a reorganização curricular pelo projeto Currículo em Movimento apresenta-se como grande norteadora no caminho de reconstrução de uma escola pública mais justa e igualitária, almejando um processo ensino aprendizagem dinâmico, contemporâneo e mais significativo.

Para dar suporte a esse movimento curricular, a política de formação apresenta o projeto EAPE na ESCOLA, com o desafio de instaurar um movimento de reflexão dentro dos espaços escolares, a partir do contexto e do cotidiano educativo de cada escola.  

O curso que abre os trabalhos deste projeto intitula-se “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, tendo por objetivo central possibiltar a compreensão da proposta de educação em ciclos e blocos semestrais e a reorganização do trabalho pedagógico em seus tempos, espaços e oportunidades, capaz de favorecer as aprendizagens.

Outros objetivos também são:
ü  Estabelecer o sentimento de pertença a um trabalho, com vistas ao processo de consolidação do currículo em movimento e da execução do projeto político pedagógico da SEDF.
ü  Ressignificar o espaço da coordenação pedagógica como momento de estudo, pesquisa e projetos da coletividade da escola.
ü  Ampliar o repertório teórico do profissional da educação contribuindo para a construção de uma rede de ações educativas que promovam a corresponsabilização na efetivação do PPP da escola.

A formação utilizar-se-á da estratégia da formação de formadores. O formador da EAPE trabalhará com os coordenadores intermediários e locais de cada Coordenação Regional de Ensino- CRE, às segundas-feiras, no turno vespertino.

O coordenador local trabalhará na escola com os professores na coordenação coletiva das quartas-feiras, quinzenalmente. Os demais profissionais da escola podem participar da formação, com vistas à construção da identidade do agente da educação, como aquele que participa do processo educativo, independentemente da função exercida na escola.

Assim, teremos três (3) ações de formação:

1. Curso “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, para os Coordenadores Intermediários:
·          certificado de cursista: 60h/a
·          certificado de articulador intermediário da formação: 120 h/a

2. Curso “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, para os coordenadores locais:
·          certificado de cursista: 60h/a
·          certificado de articulador local da formação: 120 h/a


 3. Curso “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, para os professores/profissionais da educação:
·          certificado de cursista: 120h/a

A coordenação da formação será:
·          pela EAPE: nos Anos Iniciais e no Ensino Médio , em todas as Unidades escolares
·          pela EAPE e SUBEB nos Anos Finais, em todas as Unidades escolares
·          pela EAPE nas 05 unidades escolares do III ciclo

No desenvolvimento dessa formação em rede, a atuação dos diversos parceiros são essenciais no desempenho das seguintes funções:

·          Formador da EAPE: docente do curso do projeto EAPE na Escola para os coordenadores/as intermediários/as e locais; e responsável pelo acompanhamento da multiplicação do curso nas coordenações coletivas, por meio de cronograma.
·          Coordenador Intermediário: cursista do projeto EAPE na Escola; articulador desta formação junto aos coordenadores locais; e responsável pelo acompanhamento da multiplicação do curso nas coordenações coletivas nas escolas de sua CRE.
·          Coordenador Local: cursista do projeto EAPE na Escola; e multiplicador do curso nas coordenações coletivas da sua escola.

Entendendo a importância dessa ação de formação e sua implicação na dinâmica escolar, e desejando que de fato ela possa contribuir para a construção de um Projeto Político Pedagógico mais dialógico e emancipador, convidamos a todos e todas a se comprometerem com o projeto Currículo em Movimento.
Seja bem-vinda (o) ao EAPE na ESCOLA!

Abaixo fotos da nossa formação da EC 317 de Samambaia/DF