Momentos de formação, crescimento, amadurecimento e grandes transformações nas mais diversas dimensões. Professores engajados fazem todo o diferencial num processo de construção de uma educação de qualidade.
Veja abaixo tanto o projeto EAPE na Escola como também de mais imagens de alguns dos momentos de formação que acontece na EC 317 em 2013.
Projeto EAPE na Escola
“Currículo
em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e na semestralidade”
Não basta interpretar
o mundo de maneiras diferentes. A questão é transformá-lo.
Karl Marx
A Escola de
Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação tem como função promover a
formação continuada dos profissionais da Educação em consonância com as
demandas da Rede Pública de Ensino do DF, contribuindo para a educação de
qualidade social e a valorização profissional dos educadores.
O projeto de Educação da SEDF implementa
políticas públicas e ações que buscam orientar e subsidiar o planejamento dos
trabalhos pedagógicos de todas as instâncias educacionais.
Entre as diversas ações, a reorganização
curricular pelo projeto Currículo em Movimento apresenta-se como grande
norteadora no caminho de reconstrução de uma escola pública mais justa e
igualitária, almejando um processo ensino aprendizagem dinâmico, contemporâneo
e mais significativo.
Para dar suporte a esse movimento curricular,
a política de formação apresenta o projeto EAPE na ESCOLA, com o desafio de instaurar
um movimento de reflexão dentro dos espaços escolares, a partir do contexto e
do cotidiano educativo de cada escola.
O curso que abre os trabalhos deste projeto
intitula-se “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos
e na Semestralidade”, tendo por objetivo central possibiltar a compreensão da
proposta de educação em ciclos e blocos semestrais e a reorganização do
trabalho pedagógico em seus tempos, espaços e oportunidades, capaz de favorecer
as aprendizagens.
Outros objetivos também são:
ü
Estabelecer
o sentimento de pertença a um trabalho, com vistas ao processo de consolidação
do currículo em movimento e da execução do projeto político pedagógico da SEDF.
ü
Ressignificar
o espaço da coordenação pedagógica como momento de estudo, pesquisa e projetos
da coletividade da escola.
ü
Ampliar
o repertório teórico do profissional da educação contribuindo para a
construção de uma rede de ações educativas que promovam a corresponsabilização
na efetivação do PPP da escola.
A formação utilizar-se-á da estratégia da formação
de formadores. O formador da EAPE trabalhará com os coordenadores
intermediários e locais de cada Coordenação Regional de Ensino- CRE, às
segundas-feiras, no turno vespertino.
O coordenador local trabalhará na escola com
os professores na coordenação coletiva das quartas-feiras, quinzenalmente. Os
demais profissionais da escola podem participar da formação, com vistas à
construção da identidade do agente da educação, como aquele que participa do
processo educativo, independentemente da função exercida na escola.
Assim, teremos três (3) ações de formação:
1. Curso “Currículo
em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”,
para os Coordenadores Intermediários:
·
certificado
de cursista: 60h/a
·
certificado
de articulador intermediário da formação: 120 h/a
2.
Curso “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos
e na Semestralidade”, para os coordenadores locais:
·
certificado
de cursista: 60h/a
·
certificado
de articulador local da formação: 120 h/a
3. Curso “Currículo em Movimento: reorganização
do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, para os professores/profissionais
da educação:
·
certificado de cursista: 120h/a
A coordenação da formação será:
·
pela EAPE: nos Anos Iniciais e no Ensino
Médio , em todas as Unidades escolares
·
pela EAPE e SUBEB nos Anos Finais, em todas
as Unidades escolares
·
pela EAPE nas 05 unidades escolares do III
ciclo
No
desenvolvimento dessa formação em rede, a atuação dos diversos parceiros são
essenciais no desempenho das seguintes funções:
·
Formador
da EAPE: docente do curso do projeto EAPE na Escola para os coordenadores/as
intermediários/as e locais; e responsável pelo acompanhamento da multiplicação
do curso nas coordenações coletivas, por meio de cronograma.
·
Coordenador
Intermediário: cursista do projeto EAPE na Escola; articulador
desta formação junto aos coordenadores locais; e responsável pelo acompanhamento
da multiplicação do curso nas coordenações coletivas nas escolas de sua CRE.
·
Coordenador
Local: cursista do projeto EAPE na Escola; e multiplicador do
curso nas coordenações coletivas da sua escola.
Entendendo a importância dessa ação de
formação e sua implicação na dinâmica escolar, e desejando que de fato ela
possa contribuir para a construção de um Projeto Político Pedagógico mais
dialógico e emancipador, convidamos a todos e todas a se comprometerem com o
projeto Currículo em Movimento.
Seja bem-vinda (o) ao
EAPE na ESCOLA!
Abaixo fotos da nossa formação da EC 317 de Samambaia/DF
1. Curso “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos Ciclos e na Semestralidade”, para os Coordenadores Intermediários: