O Projeto Meu Amigo que fora criado para atingir primeiramente os estudantes da Educação Infantil ganhou maior abrangência. Quem abraçou o projeto dessa vez foi a professora Silvia Trajano, então professora do 4º Ano, que após ver a realização do projeto por parte das professoras da Educação Infantil se sentiu impulsionada a revitalizar valores na sala de aula utilizando dos mecanismos desenvolvidos pelo projeto, fez então uma adaptação do projeto matriz abordando situações de acordo com a faixa etária de sua turma, permanecendo é claro os conceitos do projeto piloto como amizade, respeito e outros temas abordados para uma boa convivência no cotidiano.
O Professor Coordenador Pedagógico Ivaldo Gitirana entrevistou a Professora Silvia Trajano Firmino acerca do projeto, confira aqui a entrevista concedida.
EC317 - Bom dia Professora Silvia, gostaria de saber como a senhora decidiu inserir o projeto Meu Amigo também para a sua turma do 4º Ano?
Prof Silvia Trajano e estudantes do 4º |
Silvia Trajano - Bom dia. Após ver a concretização do projeto pelos professores da educação Infantil fiquei observando e bastante curiosa acerca desse projeto e do movimento que ele atraia, daí pensei que seria uma boa ideia em utilizá-lo também na minha turma utilizando é claro alguns artifícios do original sem perder a raiz dele que são no jeito do cuidado e da verdadeira amizade que deve ser bem cultivada.
EC317 - O que tem de diferente nesse projeto que a senhora acredita chamar a atenção dos estudantes?
Silvia Trajano - O diferencial dele é o exercício na prática de situações cotidianas como respeito, cuidado e boas maneiras para uma melhor convivência em harmonia. Estamos no inicio, creio que nesse primeiro momento foi algo bem delicado, falei a eles que levariam um boneco ou boneca para casa, onde terão a sensação de cuidar desse boneco. O fato implicador nesse primeiro contato foi de eles não quererem algo muito chamativo e que tivesse algo de diferente das crianças da Educação Infantil, pois como eles são maiores e já pré adolescentes, sentem vergonha de andar com um boneco no estilo meu bebê, foi ai que decidi intervir com algo legal, que eles se sentissem pertencente ao projeto, então troquei o boneco que seria algo grande. Confesso que com as meninas foi super tranquilo, já com os meninos não entreguei um boneco e sim um urso de pelúcia, claro a rejeição foi imediata , afirmavam eles que queriam participar, mas não com um urso, pensa na algazarra em que eles fizeram sem querer andar com o urso, minha intervenção foi imediata, bem como a decisão de trocar o urso por um boneco muito conhecido por eles que é o Max Steel.
Gostaram tanto que vejo já algumas coisas mudando, mas creio ser ainda cedo pra fazer pre julgamentos. Ainda percebo que muitos dos meus estudantes do 4º ano, creio que pela fase de transição da infância pra adolescência entra em conflito com diversos valores éticos e morais, é nesse ponto que desejo focar todo o desenrolar desse projeto que é a revitalização de valores que podem se perder se não tiver uma formação bem direcionada sobre essa importante transição na vida deles. Não tenho jamais a intenção de menosprezar o que eles trazem, mas sim de trazer algo a mais de cunho formativo para que se sintam mais e mais capazes de realizar grandes e belíssimos feitos.
Prof Silvia e seus alunos do 4º Ano EF |
EC317 - Deixe para nós algumas considerações não só do projeto mas de outros pontos que a senhora poderia deixar para nossos leitores.
Silvia Trajano - Fico muito grata por ver que estamos no caminho certo e que não só com esse projeto mas com outros e parcerias na própria escola os estudantes estão percebendo um outro universo que vem se perdendo, o universo do conhecimento, do saber, do compartilhar. Agradeço a todos e todas e em especial a este canal de informação de nossa escola que tanto se preocupa em divulgar nossos trabalhos que saem da sala de aula e ganham dimensões bem maiores que imaginamos. Parabenizo o professor Coordenador Pedagógico Ivaldo Gitirana que gentilmente cedeu parte do seu tempo em observar o andamento do projeto e dar uma força a mais na concretização dele.
EC317 - Muito obrigado pela entrevista concedida Professora Silvia e nos colocamos a disposição da senhora nos auxílios necessários acerca das intervenções pedagógicas na nossa escola.
Click sob a imagem e veja mais
Projeto Meu amigo - Prof Silvia 4 ano 2013 |
Legenda:
EC317 - Escola Classe 317 de Samambaia
Reportagem e Edição : Ivaldo Gitirana
Prof Silvia e seus alunos do 4º Ano EF - Momentos |