A notícia abaixo consta no site -http://www.se.df.gov.br/?p=13219
Escolas recebem reparos para a volta às aulas
100 unidades de ensino passaram por reparos e manutenções durante o recesso e estão prontas para receber os alunos. Iniciativa continuará ocorrendo durante todo o ano
Para receber os alunos em melhores condições depois do recesso escolar, 100 escolas da rede pública passaram por manutenções durante o recesso escolar. Nesse período, as instituições receberam reparos como revisão na parte elétrica e hidráulica, pintura, troca de piso e torneiras e outros. A ação faz parte do Programa Volta às Aulas que intensifica as manutenções para receber os alunos no início de cada semestre.
A Escola Classe 317 de Samambaia foi uma das instituições que recebeu esses reparos. Toda a parte elétrica e hidráulica foi revisada. A fiação de energia das salas de aula foi religada e o encanamento dos banheiros foi desentupido. Segundo a diretora Cleide Maria Carvalho Sorroche a manutenção vai dar mais confiança para desenvolver as atividades na escola. “Vamos ter mais segurança porque as salas e os corredores vão estar mais iluminados e professores vão ter mais opções para fazerem aulas diferentes”, explica. Algumas portas de salas de aula da escola foram trocadas.
Os banheiros do Caic Ayrton Senna de Samambaia também receberam manutenção para acabar com o vazamento e entupimento dos vasos. De acordo com a diretora Cícera Leandra esses reparos, apesar de simples, são importantes para o dia a dia da escola. “As necessidades da escola são muitas, mas esses reparos ajudam bastante quem vive no ambiente pedagógico”, conta a diretora. Além da mudança na parte física, Cícera disse que está preparando um momento de recreação para receber os alunos. “Precisamos acolher os alunos também no ambiente físico quanto na parte pedagógico”, explica.
A parte elétrica do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia também recebeu reparos. A escola que tem mais 40 anos recebeu calhas e lâmpadas novas para todas as salas de aula e ambientes administrativos. A diretora Maria Madalena Araújo de Arruda conta que o reparo na iluminação era uma necessidade da escola. “A noite, a iluminação não era boa. Vai ficar tudo melhor, mais iluminado e ajudar o aluno”, declara. “Agora temos lâmpadas também nos corredores e refeitórios, pontos que eram essenciais, mas não tinham”. O CEF 4 também recebeu mobiliário novo, inclusive carteiras universitárias.
Outra instituição que passou por manutenção neste recesso foi a Escola Classe 64 de Ceilândia. Além de tapar um buraco que atrapalhava a passagem dos alunos e colocar corrimão em rampas para alunos com deficiência, as calhas dos bueiros foram trocadas. “Foram importantíssimos esses reparos. As calhas estavam quebradas e ofereciam risco aos nossos alunos. Já a rampa de acessibilidade é importante porque temos alunos cegos”, explica a supervisora Nívia Ramos.
No início do ano letivo, 343 escolas passaram por manutenções. Esses reparos acontecem durante todo o ano e são intensificados durante os recessos escolares.
Ascom
Fonte - http://www.se.df.gov.br/?p=13219