terça-feira, 30 de junho de 2020

Comunicado 01 - EC 317 de Samambaia


   GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
ESCOLA CLASSE 317 DE SAMAMBAIA

COMUNICADO

Srs. Pais ou responsáveis,

Diante da gravidade perante o COVID -19, a SEEDF desde 12/03/2020, adotou medidas de Segurança Sanitária com a suspensão das Atividades Educacionais presenciais no DF. Considerando as recomendações para que fossem adotas medidas na reorganização do Calendário Escolar e assim minimizar os prejuízos pedagógicos para os estudantes, estão sendo adotadas ações para que os alunos retornem gradualmente à escola de forma não presencial, por meio de aulas remotas através da Plataforma Digital “Escola em casa DF”. No oportuno, falaremos um pouco desse processo:

·         A Plataforma “Google Sala de Aula” será o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde professores e alunos se encontrarão diariamente em seu horário que seria de aula na escola (cada um em seu turno) para realização de tarefas e registro de frequência; O professor irá acessar a plataforma no seu tempo de regência: postar atividades, vídeos, áudios,  postar dicas de organização de estudo em casa, postar seus acordos pedagógicos para melhor compreensão e assimilação da dinâmica de aula virtual para o estudante, atender plantão de dúvidas ( 5h diária);

·         É possível acessar a plataforma no seguinte endereço: https:classroom.google.com

·         Cada estudante possui um e-mail exclusivo de acesso à Plataforma que foi criado automaticamente (a política de uso de e-mail será divulgada logo mais). Circular 16/2020 – SEE/SINOVA;

·         A senha será disponibilizada ao professor e ao chefe de secretaria (Juan – 9825.69328 WhatsApp), ao entrar na página clique em TOKEN 1º acesso;

·         Educação Infantil não precisa do TOKEN, solicite somente o e-mail e a senha provisória com o professor ou ao chefe de secretaria (Juan – 9825.69328 WhatsApp);

·         A plataforma Digital será a ferramenta oficial da SEEDF para acompanhamento das atividades dos alunos e os grupos de WhatsApp será apenas o meio de comunicação da família com o aluno e a escola;

·         A frequência dos alunos na plataforma será computada oficialmente a partir do dia 13/07/2020;

·         As Teleaulas serão complementares. Serão ao vivo na TV. Programação ainda vai ser divulgada, não haverá reprise, serão postadas, após 24h, no canal do YouTube para que o estudante possa assistir no seu tempo;

·         Não haverá teleaulas, nesta fase de acolhimento (29/06 a 10/07), optou-se por deixar as escolas mais livres para trabalharem com recuperação de conteúdo, avaliações diagnósticas ou simplesmente para ouvir e conversar e orientar com os estudantes;

·         Atividades Impressas somente para os alunos que NÃO possuírem nenhum tipo de contato tecnológico, pois o risco de contaminação na manipulação e tramitação dessas atividades é alto. Não há necessidades de cada aluno possuir um aparelho eletrônico, basta existir um em casa e a família se organizar para que todos os alunos possam realizar suas tarefas;

·         As atividades remotas ou impressas deverão ser enviadas ou entregues dentro do prazo estipulado pelo (a) professor (a);

·         As famílias/responsáveis legais que não providenciarem o envio das atividades remotas, nos prazos estabelecidos pelo (a) professor (a), deverão apresentar justificativa à unidade escolar;

·         As entregas das Cestas Verdes ocorrerão nos dias 13 e 14/07 para os alunos que NÃO foram beneficiados pelos programas de governo (Bolsa Família, Cartão Alimentação), enviaremos uma escala com os horários de entrega, pois não poderá haver aglomerações;

·         Lembramos que a Equipe Gestora da EC 317 está à disposição para prestar apoio técnico diariamente.

Orientações às Famílias

A colaboração entre família e escola se torna ainda mais imprescindível neste momento. É importante manter uma comunicação eficaz, esclarecendo todas as dúvidas com professores e equipe pedagógica, respeitando o tempo e o estado emocional dos estudantes, pois sabemos que a ansiedade está presente neste período de mudanças em nossas rotinas. A adaptação ao novo é normal pode ocorrer de diferentes formas para cada aluno em especial. Para que os estudantes sejam favorecidos em suas aprendizagens, principalmente numa fase tão importante, contamos com a colaboração da família seguindo algumas orientações:

·         Estabelecer uma rotina diária: A rotina ajuda a criança a se organizar, criando hábitos;

·         Estabelecer um horário para o estudo é muito importante para a disciplina e compreensão das atividades;

·          Reserve de uma a duas horas diárias para a realização das atividades de acordo com o ano no qual a criança se encontra;

·         Escolher um local na casa que favoreça a concentração para o estudo;

·          Deixar sempre os materiais de estudo próximos, visando facilitar a organização para o estudo, evitando som, TV ligados a fim de que o estudante não se distraia;

·          Estabelecer limites: sabemos que em casa cada pessoa estará fazendo algo diferente;

·         O momento de estudo deve ser respeitado e outras pessoas devem entender que naquele momento não se deve chamar a criança, ficar passando no local ou mexendo em objetos do que irão atrapalhar a concentração;

·         Evitar passar pelo local, a menos que esteja auxiliando e orientando a criança;

·         Estimular as pausas: o intervalo ajuda a retomar a atenção e a concentração. Ele é necessário para que o aluno possa recarregar sua capacidade de estudo e continuar prestando atenção às aulas;

·         As pausas devem ser curtas, entre 5 e 10 minutos;

·          Verificar mensagens diariamente, como a criança não estará no ambiente escolar e o professor tem que replanejar suas aulas, neste momento, para poder adequar ao ensino remoto, pode acontecer que a criança receba mensagens em horários fora de aula. Neste caso, geralmente são exercícios que devem ser feitos antes da próxima aula ou lembretes, é importante ter atenção;

·          Usar os recursos disponíveis: estudo em casa requer maior disponibilidade para buscar recursos tais como: usar os sistemas de mensagens para tirar dúvidas, reler os materiais enviados pelo professor, buscar outros recursos como vídeos, fazer anotações e organizar os estudos de um modo que facilite a compreensão;

·         Acompanhar o/a estudante nas atividades: o papel dos pais e/ou responsáveis é de acompanhar e favorecer as aprendizagens que, neste momento, acontecem em casa, mas sob orientação dos professores e da equipe pedagógica da escola;

·          Tirar dúvidas sempre que preciso: estabelecer uma comunicação direta com o professor e/ou escola. O sucesso do ensino remoto ou presencial depende desta parceria: família e escola e Estudantes.

·          É essencial que os pais ou responsáveis não façam as atividades pelos filhos e comuniquem aos professores e à equipe pedagógica caso percebam dúvidas e dificuldades na realização tarefas;

·         O diálogo é ferramenta crucial para a continuidade do processo de ensino oferecido, neste momento.

Para uma continuidade no trabalho docente oferecido de forma remota é importante que os estudantes sejam orientados a:

·           Realizar todas as atividades encaminhadas pelos professores, seja pela Plataforma, impressas ou com o uso do livro didático;

·         Comprometer-se com os horários de estudos estabelecidos pelos responsáveis, as aulas na TV e a Plataforma;

·          Ter disciplina com a entrega das atividades da Plataforma contando com a supervisão dos responsáveis;

·         Tirar as dúvidas que surgirem na realização das atividades, com a mediação dos responsáveis, se necessário;

·          Manifestar suas fragilidades para que as ações propostas sejam replanejadas, caso necessário;

·         “Manter uma atitude positiva e realista mesmo nos momentos mais difíceis e motivar-se a si próprio a dar continuidade a metas pessoais, sendo capaz de criar energia interna para prosseguir, é uma das características da inteligência emocional, necessária tanto no cotidiano de “normalidades” quanto em situações inesperadas como uma pandemia”. (E-Book LIV, 2020);

·         Providenciar materiais para consulta;

·         Buscar orientações de cuidado e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da COVID-19;

·         Maiores esclarecimentos nos colocamos a disposição de todos.

 

 

 

 

 

                                                 

 

Equipe Gestora EC 317 de Samambaia

Contato: 61 39017747 (telefone e WhatsApp)

E-mail: escola317desamambaia@gmail.com

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal